terça-feira, 26 de abril de 2011

Empresas e potenciais


No contexto atual, a empresa que busca sustentabilidade precisa de competência e ser competente, em muitos casos significa evoluir e isso implica em diversos fatores. Implantação de tecnologia, aprimoramento de processos de trabalho, investimentos em marketing, contratação de uma equipe competente, comprometida e motivada e também nova forma de gestão/administração, além de, muitas vezes forçar a empresa a rever valores.

Podemos dizer que se uma organização não adotar novos procedimentos, uma nova linguagem e novas formas de interagir com seus públicos, ela corre o risco de ficar estagnada em um espaço que não evolui. Apenas permanece em um cenário delimitado, onde todo e qualquer serviço ou produto que seja oferecido aos clientes, seja pensado somente para atender as necessidades deles naquele momento, não movendo nesse mesmo cliente a expectativa de encontrar naquela empresa um novo padrão de atendimento e serviço.

A essa empresa damos o nome de empresa tradicional, pois ela abre mão de garantir espaços no mercado para apenas atender a expectativa de um grupo de pessoas que entende que uma renovação de valores pode ser arriscada, preferindo desta forma, manter a atuação que lhe é mais cômoda.

São nessas organizações também que não existe muita dinâmica no processo de gestão, e menos ainda abertura para que os empregados possam mostrar potencialidades. Assim, elas vêm correndo riscos de perder profissionais, uma vez que é crescente a busca das pessoas por locais de trabalho onde possam ampliar conhecimentos e se envolver em novos projetos.

Diante ou no mesmo mercado em que encontramos as empresas tradicionais, as organizações modernas também aparecem. Essas, por sua vez, tendem a trabalhar de outra forma, acompanhando a reorganização do mercado e caminhando ao lado das mudanças, para que assim, continuem competitivas e participativas no universo dos negócios. Essas empresas entendem que o mercado está em constante renovação e que, por isso, a rapidez com que elas devem se adaptar às mudanças é decisiva para que o impacto não se reflita na produtividade.
Organizações modernas permitem a participação dos públicos durante o processo de gestão. E isso significa que o cliente cada vez mais encontra nelas produtos com sua cara, bem como profissionais percebem nessas organizações, uma nova perspectiva de crescimento profissional.

Como consequência dessa realização, crescimento profissional e felicidade, as empresas obtêm melhores resultados, por isso, reforço a ideia de que as empresas modernas estão trabalhando para identificar o potencial empreendedor das pessoas e trazê-las para junto delas, formando assim uma equipe de excelência, onde o diferencial são as idéias. Resumindo. Quando uma empresa segue o pensamento que permitindo que as pessoas ajam de forma empreendedora, onde coloquem a criatividade, a ousadia em prática e visualizem oportunidades, com certeza ela tem resultados melhores e diferentes das demais organizações do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário