sexta-feira, 22 de abril de 2011

Amor de perto, amor de distante, mas amor.



Esse é um texto...digamos assim encomendado. Eu estava meio sem saber sobre o que escrever e pedi a sugestão a uma amiga. Na hora ela me disse: Relacionamentos à distância. Ri dela é claro, pois como eu, que, sequer tenho um relacionamento perto, vou escrever sobre relacionamento à distância? Mas em todo caso, vamos lá, afinal, não é tão difícil assim se colocar no lugar dos outros e eu também já ouvi muita história de amor assim.

Então vamos lá. Eu acho o amor por si só algo muito complicado. Tem uns que dizem que amor é uma coisa, outros que é outra e no final das contas ninguém explica coisa nenhuma, mas pelo menos fazem o certo, que é viver o amor, seja ele como for e o que for. Cada um tem uma convicção do que é o amor e de que ele representa na vida.

Amor de perto, penso eu que tenha lá algumas vantagens. Pensa comigo. Você está estressado, chateado, emburrado e mal humorado. Quem te arranca um sorriso só de dizer: “você fica lindo com esse beiço?”. Exatamente. Ela mesma.

Você, menina moça. Caminha pela casa querendo comer uma barra de chocolate, soltando fogo pelas ventas, TPM total e absoluta e quem te acalma dizendo sem motivo algum: “você é linda, senta aqui do meu lado que eu vou cuidar um pouco de você”? Quem?Quem?. Sim, ele mesmo (desde que ele seja um cara um pouquinho romântico. Se não for, esquece).

Mas e o tal de relacionamento à distância. Como será que funciona? Talvez ele seja melhor que o relacionamento pertinho porque não faz você enjoar da cara da pessoa, te deixa com saudade, faz você valorizar a presença do outro e cuidar melhor de quem você ama, quando ele ou ela finalmente estão perto de você.

Acho que essa é a grande jogada do amor. Cuidar de quem você ama, como se essa pessoa estivesse raramente do seu lado.

Se você tem um amor, gosta de alguém, não importa se essa pessoa está perto ou longe, se mora aqui ou lá, o que importa é a intensidade do carinho de vocês quando estão juntos. Valorizar quem temos ao lado; seja perto ou longe é o que de mais importante deve existir no amor. Respeitar quem amamos, mesmo que ele more no Marrocos e você aí, é essencial.

Quando se ama, se cuida e a distância não impede que o cuidado, a intensidade, o zelo e o afeto se abalem por alguns quilômetros de distância. Amor é isso. Um saber e sentir o outro dentro si e para isso não importa se ele está na sala e você no quarto ou se ela está em Lima e você aí.

Distância não importa, o amor sim. Tá, mas o que é amor mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário