quarta-feira, 25 de março de 2009

Cultura organizacional e comunicação interna

Podemos definir cultura como sendo o conjunto de características humanas que não só nascem com a pessoa, mas sim que se criam, preservam e aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. Cultura pode ser entendida também como a troca de conhecimento das pessoas sobre determinado assunto, situação ou tema.
Ligando o conceito de cultura ao de comunicação, que é a troca de opiniões, emissão e recepção de informações, entendemos que, dentro do cenário atual, as empresas necessitam repassar aos funcionários algumas informações sobre a própria empresa, tais como valores, políticas, filosofias, missão, objetivos e estratégias, fazendo com que estes entendam quais os objetivos que a empresa tem ao definir certos posicionamentos e como a participação dos funcionários é importante.
Isso significa que a comunicação é fundamental nesse processo de uniformização das informações organizacionais, uma vez que, se estas forem compartilhadas com os funcionários de uma empresa, as expectativas de que o comportamento dos funcionários seja moldado conforme os padrões da mesma é grande.
Assim, podemos entender que a criação da cultura organizacional através da comunicação faz com que os funcionários se sintam envolvidos no cotidiano da empresa e passem a trabalhar mais motivados, pois entendem que o comportamento deles reflete nos resultados da empresa. A participação e o envolvimento do público interno de uma empresa certamente contribuem para que o clima organizacional seja positivo e conseqüentemente apropriado para deixar os funcionários comprometidos com o cumprimento de metas da organização.
As empresas precisam ter também um diálogo aberto com os funcionários, dando-lhes o direito de acesso às principais informações e estratégias da empresa e ainda sobre as ações realizadas por ela.
Concluímos, portanto que comunicação interna deve ser vista como um investimento e deve acontecer de forma transparente, com a intenção de manter os funcionários da organização a par das principais ações da empresa, explicando quais as estratégias adotadas e os motivos pelos quais foram escolhidas. Ela deve ainda criar vínculos com os funcionários, mostrando o lado humano dos processos da empresa, isto é, ela deve valorizar opiniões, estimulando a interação dos funcionários com a empresa.

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