quinta-feira, 19 de março de 2009

Um dia de cada vez




Existe uma música, aliás, várias músicas, poesias, contos, provérbios e tudo o que você pode imaginar que têm a frase “Viver um dia de cada vez”. Diariamente reclamamos, discutimos com as pessoas, nos irritamos com situações, gastamos nossas energias com coisas ruins e esquecemos-nos de viver um dia de cada vez. Nós vivemos nossas vidas como se nunca fôssemos morrer ou perder alguém próximo e por isso insistimos em tratar as pessoas de qualquer jeito.
Deixamos de lado as pequenas gentilezas do dia-a-dia, o bom senso e a educação para criar rusgas e motivar em nós mesmos sentimentos pesados. Se vivêssemos um dia de cada vez como tanto os poetas sugerem, talvez criássemos menos situações conturbadas e mais sutilezas em torno das nossas vidas.
Viver um dia de cada vez poderia nos tornar seres humanos mais acessíveis, próximos de nossos próximos e indivíduos com mais capacidade de compreensão da vida e dos sentimentos das pessoas que nos rodeiam. Nossa pouca disponibilidade de compreender e nossa nenhuma vontade de desenvolver o bom senso nos impede, certas vezes de tratar melhor uma pessoa que falhou conosco e principalmente de ouvi-la. Somos ótimos juízes e péssimos réus. Não sabemos ao certo como agir quando somos acusados, mas sabemos perfeitamente como ser duro e cruel com alguém quando temos ou pensamos ter, liberdade para acusar.
Vivemos um dia de cada vez somente do dia 31 de dezembro a 1º de janeiro, ou seja, viver um dia de cada vez não passa de uma promessa de final de ano, pois durante os outros 364 dias do ano, esquecemos que hoje podemos ser julgados, amanhã, julgarmos. Esquecemos também que hoje temos a oportunidade de fazer alguém feliz, amanhã talvez não mais. A mesma pouca capacidade de compreensão que já falei antes, não nos faz perceber que hoje temos a oportunidade de ganharmos o mundo se quisermos, desde que não percamos a capacidade de ser humilde.
Deixamos de viver um dia de cada vez por pressa de viver o futuro, esquecendo que o presente precisa ser vivido com muita intensidade, pois amanhã ele já é passado. Viver o hoje como se não existisse amanhã é preciso para não acordar amanhã e se arrepender do ontem. Deus nos dá chances, cabe a nós aproveitarmos e vivermos com sabedoria.
Hoje temos saúde, amigos, felicidade, família, paz de espírito, trabalho, dinheiro e uma casa, mas podemos nos tornar os miseráveis do futuro se nada disso valorizarmos. Aproveite sua saúde de hoje para viajar, curta seus amigos de hoje para sair na noite, use o dinheiro de hoje para comprar alimentos, estudar e passear e nunca use o mesmo dinheiro para comprar paz, felicidade e principalmente pessoas.

6 comentários:

  1. Oi!
    pronto, comentei, agora pare com as ameças!
    hihihi

    Agora de sério:
    Gostei do texto... tens razão, é mais fácil viver esperando o manhã que viver um dias após o outro.

    Prometo vir sempre aqui, ou pelo menos toda a vez que vc me obrigar! hehehehehehe

    ResponderExcluir
  2. hahahaha... Arion, obrigada pelo seu comentário...lembrando sempre que estarei arquivando todos na pasta de bons e leais funcionários da sommer comunicação, seu comentário vale bônus....ahahahahaha

    ResponderExcluir
  3. OI Sommer!!!
    Parabéns pelo blog e pelo texto!
    Olha só, tenho uma sugestão. Há um tempão eu li um texto teu q saiu no Semanal q falava que as pessoas acham que a gente só se dá bem na vida qdo sai das nossas cidades e trabalha, algo assim. Gostei mto dele, vc podia colocar no blog acho q todos irão gostar.

    Eu tenho medo de ti, pobre Arion hahahaha

    Beijo, Diléa

    ResponderExcluir
  4. Dilea, obrigada pelo comentário e pela sugestão..
    Texto publicado...
    Ah... Hj o Arion tá de aniversário, vou poupar ele.....
    hoje...risos

    ResponderExcluir
  5. Sommer amigona....sinto-me feliz em tê-la na minha lista dos poucos e verdadeiros amigos. Bom poder contar sempre contigo.
    A cada dia que passa noto o seu crescimento, um texto + MARA q o outro....e o povo d Catuípe q o diga, adoram teus textos na coluna...
    Mais sorte e sucesso, pois vc merece!!
    Conte sempre comigo!
    Bjão Frã

    ResponderExcluir
  6. Oi Frã, eu que agradeço pela oportunidade que me deu em seu jornal e pela oportunidade de ser sua amiga... sou sem dúvida uma pessoa privilegiada por isso.
    Beijo

    ResponderExcluir