segunda-feira, 20 de julho de 2009

MSN (mexa somente o necessário)

O MSN é uma ferramenta muito bacana que a internet nos trouxe. Através dele podemos conversar com pessoas que estão em qualquer lugar do mundo, sem gastar nada. Ele é ótimo quando queremos resolver um assunto com uma pessoa e não queremos ligar para ela, afinal, telefone é caro.
Muitas empresas deixam que funcionários acessem livremente o MSN, até porque, em alguns casos, ele é ferramenta de trabalho. Mas tem uma coisa. Quando a pessoa abusa, não sabe mais qual o limite, fica mais no MSN que de fato trabalha, a produção cai, os prazos não ao cumpridos. Como agir? Líderes empresariais se deparam em situações constrangedoras certas vezes, uma baita dor de cabeça, afinal, o mínimo que se espera de uma pessoa é que ela tenha bom senso ao utilizar o MSN.
A gente acha que só os mais jovens esquecem de trabalhar e ficam de papo no MSN. Nada disso, tem muito barbado por aí que esquece a vida no horário de expediente e não enxerga nada que acontece a sua volta porque está com o nariz enfiado no MSN. Vou dar um exemplo. Cheguei numa empresa esses dias para comprar um material que eu compro todos os meses. A vendedora não me atendeu pois estava “ocupada” no MSN, então, uma colega que não tem nada a ver com o setor de vendas veio até mim. Pedi o que eu queria e a moça, claro, não sabia ao certo como era a especificação do produto que eu queria, porque ao que tudo indica, a vendedora deveria saber, pois é ela que está habituada a vender o produto.
Como ela estava muito ocupada, a outra moça começou a me mostrar os produtos e eu dizia “não é esse, é assim, assim e assim”. Ela volta para o estoque e buscava outro. E eu dizia “também não é esse”. E a vendedora no MSN, super concentrada. Na quarta tentativa a menina acertou o tipo de material que eu queria, aí me vi obrigada a perguntar. “Vocês não têm registrado isso no sistema? Eu compro todo mês”, e ela me disse que sim, mas que ela não tinha acesso ao sistema, pois era responsabilidade dos vendedores. “Ah ta... vendedores...”.
Esta não foi à primeira situação que eu me deparei. Já tive que esperar muito em outros lugares para ser atendida porque o ou a atendente estava terminando um papinho super útil no MSN com alguém.
Eu não sou contra a utilização do MSN em empresas, não vejo nada de ruim, eu também uso, mas é preciso bom senso das pessoas. Depois de perderem os empregos, espaço no mercado e ficarem com a imagem marcada pelos excessos virtuais não adiantam chorar. Jovens, que estão começando no mercado precisam ser bem instruídos e é natural que as vezes tenham que ter a atenção chamada, mas quem já se considera adulto, ter a atenção chamada ou não ter um pingo de bom senso nessas horas, é mesmo “para acabar”.

Um comentário:

  1. Oii
    Também já passei por situação parecida... O msn é uma ferramenta que tem o seu lado bom, mas tem o ruim também, as vezes ajuda, as vezes atrapalha, mas isso só acontece com quem transforma ele num vício!!!! O correto mesmo, é bem o que você disse, bom senso no uso desse programinha que precisa ser bem administrado para que ele não traga transtornos tanto no ambiente profissional como no pessoal.
    Bjus
    Jan

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