sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Um pouco de inveja


Alguém já lhe fez algum mau? Alguma vez na vida te ferraram (desculpa a expressão)? Já desenharam uma imagem totalmente equivocada sobre você para alguém importante? Resumindo: alguém já tentou prejudicar você (pessoal ou profissionalmente)?

Já né? Tenho certeza que sim, afinal, olho gordo é o que não falta nesse mundo. Mas você parou para pensar o quanto essas pessoas podem ser nossas aliadas para alcançar nossos objetivos?

Normalmente aquelas que querem nos prejudicar têm um objetivo. Se promover. Outros fazem por pura maldade, não objetivam benefício próprio, só querem ter o prazer de ver o outro sofrer ou apanhar mais um pouquinho da vida.
Mas eu parto do princípio de que quem faz algo para prejudicar o outro, pensando em se promover nem sempre consegue e se frustra. Isso porque afasta as pessoas, não cria relações sinceras e normalmente patina na vida.

Pois bem. Aquele que é prejudicado, em um primeiro momento tente a ter raiva do invejoso, do olho gordo. Mas se você parar para pensar, raiva nesse caso é estimulante. Uma vez eu já disse que inimigos são estimulantes e continuo achando isso, porque inimigos servem para nos inspirar a alcançar grandes feitos para ver o invejo ou olho gordo mais frustrado ainda. Essa é a resposta que podemos dar. Mostrar-nos e estar cada vez melhores, não para humilhar aqueles que desejam um a nós, mas sim para convencê-los de que a atitude deles, só prejudica a eles mesmos.

O papel do invejo é atrapalhar e interferir negativamente em nossas conquistas, mas compartilho do pensamento que devemos ser espertos e burlar do invejo. É, burlar. Enquanto ele concentrar energias para lhe prejudicar, abre espaço e lhe dá tempo para planejar suas ações de modo que lhe proporcionem o sucesso. No momento que ele dedica horas lhe invejando ele não produz, ou seja, deixa de ser seu “concorrente”, se distrai e deixa aberto o caminho para você.

Eu conheço gente que criou planos suaves e discretos para prejudicar outras pessoas e no fim das contas o maior prejudicado foi o invejoso, afinal ele nunca saiu do lugar. Ele está sempre ali, no lugar de invejoso, de braço cruzado, remetendo energias e pensamentos negativos e enquanto isso aquele que não se deixa abater produz.
Não se rema contra a maré, se rema contra a inveja e na queda de braço ela sempre leva a pior, pois a inveja sempre perde para a fé, a justiça divina, para o talento e para a capacidade do outro perdoar.

Eu perdôo diariamente aqueles que me invejam, que não torcem por mim e menos ainda contribuem para minha ascensão. Aos que me invejam, sobra à pena e a indiferença. Os vejo como pessoas vazias, infelizes e infelizmente, incapazes de trilhar o próprio caminho, de andar com as próprias pernas e tenho certeza de que o dia que essas pessoas se derem conta que no final das contas contribuíram muito para a minha vida, será tarde demais para elas, pois o tempo que elas tiveram para viver as próprias vidas vai estar se acabando e então se darão conta de que viveram mais a vida de outros, concentraram mais energias nas realizações dos outros que se esqueceram de realizar coisas boas por elas mesmas.

Mas...a vida é assim e se resume nesse caso na frase: “A força da tua inveja é a velocidade do meu sucesso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário