terça-feira, 13 de outubro de 2009

Só ganha na loteria quem aposta


Vivemos esperando
Todo mundo espera alguma coisa da vida e das pessoas que nos rodeiam. Desejamos reconhecimento profissional, dinheiro, respeito, um grande amor e sucesso. Mas a grande questão é. Nós oferecemos algo para que as pessoas nos retribuam os quesitos acima? Lei da atração sabe “tudo o que vai volta”, “é dando que se recebe”, coisa bem simples, noções básicas de sobrevivência entre seres humanos normais.
Temos a mania de esperar que os outros nos entendam, mas não nos explicamos. Queremos ser amados, mas não dedicamos o mínimo de amor ao próximo. Como profissionais, queremos o melhor cargo na empresa, o melhor salário, a melhor vaga, mas não mostramos aos nossos líderes porque somos merecedores. Muitos acham que merecem melhores oportunidades porque fazem seus trabalhos bem feitos, só que esquecem que fazer o trabalho bem feito, outras pessoas podem fazer. Mas o que você faz de diferente? Você chega à empresa, vai trabalhando um pouquinho, matando um pouco de tempo com o jornal ou outras coisas, aí faz mais um pouco do seu trabalho, e vai indo, levando uma semana pra fazer aquilo que poderia estar pronto em um dia de trabalho levado a sério, empurrando algumas obrigações com a barriga, achando que ninguém percebe e ainda acha que seu líder é implicante se ele te cobra, fala algo ou olha torto? Desculpe lhe informar, mas você nunca vai sair desse posto em que está, porque assim como você espera mais do seu trabalho, seus colegas, suas lideranças também esperam. O que eles esperam? Não preciso dizer, se você se encaixa no perfil profissional acima, você sabe sim o que precisa mudar para que você evolua. Você precisa ajudar que a sua empresa evolua e deixe de ser apenas um cumpridor de tarefas. Cuidado, robôs podem tomar seu lugar se continuar nesse baita ritmo.
No quesito relacionamento. As mulheres são taxadas como complicadas. Até eu acho que tem muitas que são mesmo. Nós somos campeãs em querer que o parceiro adivinhe quais são nossas necessidades e que as pobres criaturas adivinhem também o que e como pensamos.
A gente esquece que precisamos falar e que bola de cristal não se vende no R$ 1,00 e que é bem mais barato, rápido e de bom grado, falarmos o que sentimos, como nos sentimos e como pensamos. Aí você diz que se for assim, vai perder a graça. Onde você vê graça em discutir a relação três vezes por semana?
Nós esperamos demais das outras pessoas. Pais, amigos, amores, chefes, mas nós nos doamos muito pouco. Talvez essa seja a diferença entre os grandes vencedores que conhecemos, as pessoas de sucesso, bem realizadas profissionalmente e felizes e completas pessoalmente.
Aquela música do Titãs. “Devia ter amado mais, ter sonhados mais, devia ter complicado menos, com problemas pequenos”. Devemos tudo isso e devemos também, ao cobrar alguma coisa de alguém, da empresa que trabalhamos ou com o marido ou a esposa que dividimos a vida, pensar no que nós estamos dando. Se não estamos recebendo nada, talvez seja porque estejamos dando muito pouco, afinal,
só ganha na loteria quem aposta.

Um comentário:

  1. Olá...
    Show de bola o seu texto, assim como os outros são, este também é ótimooo, estou me tornando sua fã. Continue assim, falando de coisas que as vezes nos passam despercebidas, mas que ao ler aqui me fazem refletir.
    Isso que você falou aqui é bem como me sinto as vezes, cobro demais das pessoas, mas realmente tenho que parar pra pensar se não estou cobrando coisas que não são elas que tem que me dar e sim eu mesma!!!
    ...E eu acredito que quem não é visto não é lembrado! Relaciono isso ao ambiente de trabalho.
    Bjus
    Jan

    ResponderExcluir